Skip to content
Start Your Trial
14 min read | Junho 20, 2024

Estratégia de marketing de influencers: 5 passos para começar a tua

Houve uma altura em que o marketing de influencers se limitava a pessoas como as Kardashians. No entanto, hoje em dia, o sector já não se restringe a celebridades milionárias. Claro que ainda existem muitos influencers famosos, mas os micro e nano-influencers estão rapidamente a ganhar força no mundo do marketing e podem ser igualmente eficazes na promoção da tua marca, por uma fração do custo. O mais importante é seguires uma estratégia de marketing de influencers bem concebida que se alinhe com os objectivos da tua campanha. 

Com isso em mente, aqui estão algumas práticas recomendadas para te ajudar a conceber e integrar uma estratégia de marketing de influencers bem-sucedida para a tua marca.

Tens dificuldade em encontrar os influencers certos para as tuas campanhas?  Descobre como selecionar a melhor pessoa para a tua marca e produto com o nosso  guia gratuito (conteúdo em inglês)

1. Define os teus objectivos e o teu público online

O primeiro passo para criar a tua estratégia de marketing de influencers é identificar os teus objectivos e métricas. Pretendes aumentar a notoriedade da marca ou criar mais interacções com o teu público-alvo? Queres aumentar o número de subscritores, obter mais visitas ao teu site ou vender mais produtos? Depois de clarificares os teus objectivos, identifica alguns KPI específicos que te ajudarão a acompanhar o desempenho das tuas campanhas. Por exemplo, se o teu objetivo é aumentar o conhecimento da marca, podes concentrar-te em KPIs relacionados com o alcance e as impressões.

Também precisas de definir o teu público-alvo. Isto significa realizar uma pesquisa de mercado para identificar os dados demográficos do teu comprador típico. Que plataformas de redes sociais é que o teu público-alvo utiliza? O que é que os convence a tomar uma decisão de compra? Podes então utilizar estes dados para encontrar um influencer que se alinhe com os teus objectivos, plataformas alvo e valores da marca.

2. Encontra os influencers certos

O passo seguinte na tua estratégia de marketing de influencers é encontrar os influencers certos para a tua campanha. Se és novo no marketing de influencers, então isto pode parecer um pouco assustador. Sabes como encontrar influencers manualmente nos sites de redes sociais que utilizas, ou vale a pena utilizar uma base de dados de influenciadores para acelerar a pesquisa?

Se optares por fazer uma pesquisa manual, podes utilizar hashtags populares que sejam relevantes para a tua empresa para filtrar a pesquisa. A desvantagem disto é que pode consumir muito tempo. Em vez disso, podes optar por utilizar uma plataforma tudo-em-um como a Influencity para te ajudar a encontrar a melhor opção para a tua campanha.

Seja qual for o método que escolheres, certifica-te de que a tua lista é composta por criadores de conteúdos cujos dados demográficos do público correspondem aos teus. Também deves procurar pessoas com potencial para afetar o processo de decisão do teu público-alvo.

Vídeo em inglês, mas podes pôr legendas em português

3. Analisa as suas métricas

Assim que tiveres a tua lista de pré-seleccionados, é altura de rever as suas métricas para descobrir quem se alinharia melhor com a tua estratégia de marketing de influencers. Podes fazer isto dando uma vista de olhos às suas plataformas de redes sociais. Quantos seguidores têm? Qual é o seu alcance? Até que ponto estão engaged com o seu público?

Também é importante certificares-te de que são relevantes para a tua marca. Por exemplo, se vendes cosméticos, não faz sentido ligares-te a um criador de conteúdos que normalmente promove marcas de viagens e turismo.

Também não te deixes influenciar por uma grande audiência. Lembra-te de que quanto maior for o número de seguidores, menor será o engagement de um influencer. Se estiveres a visar um mercado específico, talvez seja melhor usares o teu orçamento para colaborar com vários nano-influencers que tenham públicos mais relevantes e de nicho.

4. Toma medidas e envolve-te

Ok, já filtraste a tua lista e ficaste com um ou dois potenciais candidatos. Chegou o momento de agir e de te envolveres com eles.

O primeiro passo é entrar em contacto e comunicar com eles. Pergunta-lhes quais são os seus sucessos e quais são os seus interesses. Ouve o que dizem e mostra interesse. Responde a todas as perguntas que possam ter. O teu influencer estará mais aberto à tua proposta se começares por estabelecer alguma forma de relação com ele.

Quando encontrares a pessoa certa, apresenta a tua oferta e negoceia os termos da estratégia de marketing do teu influencer. Certifica-te de que és claro em relação ao que estás disposto a pagar, à cobertura da marca que pretendes e ao controlo que esperas ter sobre as publicações patrocinadas. Não te esqueças também de discutir os direitos de utilização do conteúdo nesta altura. Depois de todos os termos terem sido negociados, certifica-te de que assinas um acordo de influencer com eles.

5. Mede os teus resultados

O passo final na tua estratégia de marketing de influencers, depois de começares a colaborar com alguém, é acompanhar e medir os teus resultados. Para isso, terás de rever os teus objectivos iniciais. O influencer está a ter o desempenho esperado? As promoções dele tiveram um impacto positivo na tua campanha? Por exemplo, a classificação do teu sítio Web melhorou ou tens mais seguidores nas redes sociais? Fizeste mais vendas? Estas perguntas vão ajudar-te a determinar se a tua campanha foi um sucesso ou se precisas de fazer alguns ajustes à tua estratégia de marketing de influencers.

New call-to-action

Outras publicações que te podem interessar

Ver tudo