Se lançaste recentemente uma nova marca no mercado, pode ser difícil criar credibilidade e confiança junto do teu público-alvo. É pouco provável que uma campanha de marketing básica e algumas publicações nas redes sociais sejam suficientes para aumentar a notoriedade, pelo que tens de ser criativo. Para enfrentar este desafio, muitas empresas tomam atualmente a decisão de colaborar com influencers para ajudar a conquistar o seu público-alvo.
Com isto em mente, no post de hoje vamos analisar tudo aquilo a que deves estar atento quando contratas um influencer para promover a tua marca. Vamos analisar todo o processo, desde a procura e comunicação com um potencial influencer, até à negociação e assinatura de contratos e, finalmente, o que precisas de transmitir para garantir que tiras o máximo partido da tua campanha de marketing de influencer.
A primeira coisa a considerar é como encontrar o influencer certo para a tua marca. Podes decidir fazer a tua própria pesquisa online ou utilizar uma ferramenta de pesquisa de marketing de influencers existente para acelerar a tua pesquisa.
Há alguns aspectos a ter em conta ao fazeres a tua pesquisa:
Vídeo em inglês, mas podes pôr legendas em português
A comunicação é fundamental quando contratas influencers.
Depois de fazeres uma lista restrita e encontrares um influencer que possa ser uma boa opção para a tua marca, está na altura de entrar em contacto e ter uma conversa aberta para saber mais sobre ele e explicar o que procuras.
A melhor forma de te ligares aos influencers é através das redes sociais. Segue-os nos seus canais e faz alguns comentários nas suas publicações. Dá uma vista de olhos às suas métricas. Quantos seguidores têm? Qual é o grau de engagement do seu público? Que hashtags utilizam?
Depois de estabeleceres contacto, é altura de os conheceres melhor. É sempre melhor estabelecer uma relação antes de ires para a mesa de negociações. Pergunta-lhes sobre os seus sucessos e sobre o que lhes interessa. Ouve o que dizem e certifica-te de que pareces genuinamente interessado. Se possível, identifica interesses ou experiências comuns. Responde a todas as perguntas que possam ter. Quanto mais um influencer se identificar contigo e com o teu produto, mais aberto estará à tua proposta.
O passo seguinte quando contratas influencers é apresentar a tua oferta e negociar os termos. É importante que comeces com o pé direito. Certifica-te de que a tua proposta inicial é específica para as tuas necessidades e adaptada à marca do influencer. Explica por que razão achas que ele seria uma boa opção. Por exemplo, destaca o que gostas no seu conteúdo, como a criatividade, o sentido de comunidade ou os valores da marca.
É importante ser claro quanto às tuas expectativas para não desperdiçares o teu tempo ou o deles. Eles sabem como promover o teu negócio nas redes sociais? Definir a tua posição desde o início vai dar-te uma base sólida para começares as negociações. Certifica-te de que és claro quanto ao que estás disposto a pagar, quanta cobertura de marca procuras e quanto controlo esperas ter sobre quaisquer publicações patrocinadas. Lembra-te de que queres ter a certeza de que a tua marca está corretamente representada, deixando espaço para o teu influencer criar conteúdo autêntico. Não te esqueças de discutir também os direitos de utilização do conteúdo nesta altura.
Vídeo em inglês, mas podes pôr legendas em português
Depois de negociares os termos, é altura de redigir um contrato de influencer. Este é um passo vital quando contratas influencers, pois garante que todas as partes estão na mesma página e protege-te de potenciais mal-entendidos.
Certifica-te de que incluis as seguintes informações no teu contrato de influencer:
Finalmente, sempre que contratares influencers, é importante que sejas claro quanto aos objectivos da tua campanha desde o início. Por outras palavras, tens de fornecer ao influencer escolhido toda a informação de que ele necessita para que a tua campanha seja um sucesso: