Encontrar influencers eficazes e de confiança não é fácil. Tens de encontrar alguém com o público certo, que esteja nas plataformas certas e cujos valores da marca estejam alinhados com os teus. Muitas vezes, é mais fácil falar do que fazer, especialmente se fores novo no mundo dos influencers. Uma solução que pode colocar-te no caminho certo é utilizar uma base de dados de influencers.
Uma base de dados de influencers pode reduzir drasticamente o tempo que demoras a encontrar a pessoa certa para o teu negócio. Podes filtrar os influencers por taxa de engagement, interesses, tamanho dos seguidores e muito mais. Isso facilita muito a criação de uma campanha bem-sucedida e a obtenção do ROI que faz o marketing de influencers valer a pena.
Então, o que é exatamente uma base de dados de influencers? Podes criar a tua própria base de dados ou é melhor usares uma já existente?
Vamos explorar o processo.
Uma base de dados de influencers é uma ferramenta que podes utilizar para encontrar influencers com quem gostarias de trabalhar. Em termos simples, é um diretório agregador que lista informações sobre influencers das redes sociais. Em vez de procurares manualmente em cada plataforma individual em que pretendes comercializar as tuas campanhas, podes encontrar tudo o que precisas com o clique de um botão. Muitas bases de dados de influencers também oferecem funcionalidades que ajudam a gerir as tuas relações de trabalho, comunicações e conteúdos.
A maioria das bases de dados de marketing de influencers inclui normalmente as seguintes informações básicas:
Podes, obviamente, criar a tua própria base de dados de influencers a partir do zero. Isto pode poupar-te dinheiro a curto prazo. No entanto, prepara-te para investir muito tempo e energia na procura do que precisas.
Se decidires que preferes criar a tua própria base de dados de influencers, eis o que tens de fazer:Recomendamos que incluas os seguintes detalhes para cada influencer que encontrares:
Em vez de criares a tua própria base de dados de influencers, podes simplificar o processo e tornar a tua vida muito mais fácil se utilizares uma já existente.
Aqui estão algumas coisas a considerar antes de escolheres uma plataforma.
Há dois tipos de bases de dados de influencers que podes escolher: agregadores e bases de dados opt-in.
Uma base de dados de agregadores recolhe simplesmente dados de influencers de uma série de plataformas de redes sociais. Com uma base de dados opt-in, os influencers autenticam os seus perfis nos canais sociais através de parceiros API, dando-te maior acesso a dados precisos e extensos.
Algumas bases de dados também incluem redes incorporadas. Normalmente, estas têm influencers mais empenhados e dedicados. No entanto, o conjunto de talentos é normalmente mais pequeno. Dedica algum tempo a pensar que tipo de plataforma funcionaria melhor para as tuas campanhas.
Também tens de considerar o tamanho de uma base de dados de influencers. As bases de dados maiores podem conter milhões de criadores, o que, por vezes, pode ser um pouco complicado quando se trata de os filtrar para encontrar o influencer certo. Por outro lado, as redes opt-in mais pequenas podem não ter os influencers de nicho que pretendes alcançar. Pensa nas tuas necessidades específicas antes de te comprometeres com uma base de dados.
O preço é obviamente também um fator importante. A maioria das bases de dados de influencers exige um contrato anual, e as taxas mensais podem variar drasticamente. Certifica-te de que tens isso em conta no teu orçamento de marketing de influencers.
Identifica as tuas necessidades específicas antes de começares a comparar as bases de dados de influencers. O que procuras? Quanto é que custa? E o que recebes por esse preço?
Também tens de analisar as funcionalidades que uma base de dados de influencers te oferece. As plataformas mais básicas incluem simplesmente uma lista de influencers com uma série de filtros para encontrares a correspondência certa. Este pode ser um excelente ponto de partida se não souberes como contratar influencers, mas fica por aqui. Outras soluções mais abrangentes podem oferecer funcionalidades adicionais, como ferramentas de colaboração. Pensa no que precisas quando procuras uma base de dados.
Por último, quando procuras uma base de dados de influencers, é sempre uma boa ideia procurar uma que te permita filtrar os influencers por plataforma de redes sociais. Isto é importante porque não queres perder tempo a contactar e a negociar com um influencer, apenas para descobrires mais tarde que ele não está ativo nas plataformas de redes sociais que o teu público-alvo utiliza. Por exemplo, o marketing de influencers do TikTok pode funcionar bem se estiveres a conceber uma campanha de vídeo, mas o Instagram é melhor se te concentrares mais em fotografias.
Quando fizeres uma pesquisa numa base de dados de influencers, concentra-te em indivíduos com um grande número de seguidores na plataforma onde a tua presença nas redes sociais é mais forte. Desta forma, é muito mais provável que consigas construir uma campanha de marketing de influencers bem sucedida para a tua marca.